A venda do Porto Sudeste já começou a ser encaminhada pela Mubadala Capital, que está com um processo interno em andamento para preparar a negociação.
As informações são do diretor-executivo da Mubadala Capital Brasil, Leonardo Yamamoto, que afirmou, ainda, que o porto no Rio de Janeiro pode ser vendido pelo fundo de Abu Dhabi junto com o empreendimento de minério de ferro em Minas Gerais, a Mineração Morro do Ipê, que pertence às empresas.
Durante evento em São Paulo, nesta segunda-feira (11), Yamamoto disse que a Mubadala está oferecendo ao mercado a opção de compra, também, da mina, uma vez que, para os investidores, faz sentido ter um player integrado.
Ainda sem previsão de data para colocar os ativos à venda, o diretor-executivo garantiu que isso deve acontecer em um “futuro próximo”.
O projeto foi iniciado em 2016, após a compra, em 2014, dos ativos da MMX, de Eike Batista, que inclui, além do Porto Sudeste, duas minas e suas unidades de processamento.
A Morro Ipê, em Minas Gerais, recebeu R$ 1,3 bilhão em investimentos para aumentar a capacidade de produção, chegando a 9 milhões de toneladas por ano. Além da Mudabala, a Trafigura também é sócia majoritária nos empreendimentos.
O porto tem capacidade de movimentar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.