Sigma Lithium recebe licenças para segunda mina na Grota do Cirilo

Subprodutos ultrafinos empilhados a seco
Subprodutos ultrafinos empilhados a seco - Foto: Sigma Lithium

A Sigma Lithium recebeu a licença tripla de construção, instalação e operação para uma segunda mina na Grota do Cirilo, em Minas Gerais, que vai fornecer matéria-prima de minério de espodumênio para a planta de produção da companhia.

A CEO da Sigma, Ana Cabral, destaca que a obtenção de todas as licenças ambientais permite que a empresa tenha o quadro regulamentar necessário para futuras operações na mina Barreiro, garantindo um fornecimento consistente e fiável de matéria-prima de lítio nos próximos anos.

Embora as operações atuais não demandem mineração imediata no Barreiro, a Sigma reforça que tem enfatizado consistentemente uma “abordagem proativa” em relação ao licenciamento ambiental.

A empresa iniciou os estudos de avaliação ambiental em janeiro de 2021 e solicitou a licença ambiental em julho de 2022.

Todo o pacote de concessão mineral da Sigma no Brasil contém atualmente 200 pegmatitos conhecidos. Até o momento, a empresa delineou uma base de reserva comprovada e provável de 77 milhões de toneladas com 1,4% de óxido de lítio, para 2,65 milhões de toneladas de equivalente de carbonato de lítio.

O minério de espodumênio produzido no Barreiro alimentará a planta de beneficiamento de lítio greentech da Sigma, que atualmente está na primeira fase, com capacidade de produção de 270 mil toneladas de concentrados por ano.

Uma segunda etapa de expansão está em andamento para aumentar a capacidade para 520 mil toneladas, apoiada por um empréstimo de 16 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Sigma anunciou ainda que está carregando 22.650 toneladas de seus produtos de lítio para envio à IRH Global Trading em Abu Dhabi (IRH), após o primeiro embarque de 27.500 toneladas feito no início deste mês.

Voltar