As exportações brasileiras de pedras naturais tiveram um aumento de 12,7% no faturamento em 2024 na comparação com 2023, fechando o ano em US$ 1,26 bilhão.
Os dados são da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) e mostram ainda que o setor fechou dezembro de 2024 com US$ 125,3 milhões em faturamento, 64,1% a mais do que o mesmo mês do ano anterior, o maior resultado para dezembro de toda história.
O resultado acumulado em 2024, apesar de não superar o recorde de 2021, quando as exportações atingiram US$ 1,340 bilhão, indica recuperação na sequência de quedas registradas em 2022 (-3,4%) e 2023 (-13,3%).
“Em 2024, mesmo diante de uma crise logística global, continuamos avançando em ações de retomada, investindo em melhorias de infraestrutura e fortalecendo a imagem das rochas brasileiras no exterior. Seguiremos apostando na inovação e na sustentabilidade para manter esse ritmo de expansão”, destaca o presidente do Centrorochas, Tales Machado.
Entre os motivos associados ao bom desempenho estão as ações de internacionalização conduzidas pelo “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”, programa de promoção das rochas brasileiras no exterior executado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O projeto setorial vem expandindo o relacionamento com importadores e intensificando a presença das empresas em eventos estratégicos como feiras, missões comerciais e ações de marketing contribuindo para o incremento das vendas.
Paralelamente à conexão de fornecedores brasileiros a compradores internacionais de grande potencial, o segmento desenvolve um trabalho de inteligência de mercado e capacitação de profissionais com foco no fortalecimento da competitividade do setor no cenário global.
Em 2024, a presença internacional das rochas brasileiras se fortaleceu por meio de participações em feiras renomadas, como KBIS e Coverings (EUA), Xiamen Stone Fair (China), Marmomac (Itália), Vitoria e Cachoeiro Stone Fair (Brasil).
Além disso, o segmento promoveu palestras para arquitetos e designers em mercados-chave nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Itália, incentivando o uso das pedras naturais brasileiras em projetos em todo o mundo.
Simultaneamente, missões prospectivas foram realizadas em países como Austrália, Índia e Polônia, mapeando oportunidades e reforçando o compromisso do Brasil em atender demandas diversificadas, expandindo ainda mais sua presença no mercado global.
Os Estados Unidos seguem como principal destino das rochas naturais brasileiras, sendo responsável por US$ 711,1 milhões do valor faturado de janeiro a dezembro de 2024, registrando alta de 16,86% em relação ao ano anterior. China (US$ 218,5 milhões) e Itália (US$ 82,8 milhões) completam o ranking dos três maiores clientes globais.
“Com esse panorama positivo, o setor inicia 2025 determinado a fortalecer sua presença nos mercados em que já está consolidado, sem deixar de buscar novas oportunidades de expansão. Seguiremos buscando e apoiando a criação de soluções logísticas mais eficazes e reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade de forma a manter o Brasil na vanguarda mundial das rochas naturais”, destaca Machado.
Em complemento a essas ações de expansão, a indústria de rochas vem intensificando suas práticas ambientais responsáveis, evidenciadas em projetos como o FiBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais), que converte subprodutos do beneficiamento em insumos para pavimentação, cerâmica vermelha e concreto, ampliando a economia circular; e o Projeto EPD (Declarações Ambientais de Produto), que visa mensurar e atestar a pegada ambiental das rochas naturais em todo o seu ciclo de vida, conferindo maior transparência e credibilidade às empresas do setor.
Como parte dessa evolução, um dos destaques para o início de 2025 é a realização da Marmomac Brazil que acontece de 18 a 20 de fevereiro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
O evento une a tradição da Vitoria Stone Fair – a maior feira de rochas naturais das Américas – ao reconhecimento internacional da Marmomac, o principal encontro global dedicado às pedras naturais, realizado anualmente na Itália.
Essa colaboração reforça a liderança do Brasil no mercado global, elevando ainda mais a posição do país entre os maiores players do mundo.