A Mosaic vai vender sua unidade de mineração de fosfato em Patos de Minas (MG) para a empresa brasileira Fosfatados Centro, em uma transação de US$ 125 milhões.
A partir do acordo, a Fosfatados Centro assume responsabilidade pela mina e barragens de rejeitos do ativo de fosfato e o pagamento será feito em dinheiro no período de seis anos.
A transação está sujeita a aprovações regulatórias, como do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e outras condições precedentes.
A Fosfatados Centro foi criada em dezembro de 2024 para operar a jazida de Patos de Minas, com o objetivo de ampliar a produção nacional de fertilizantes fosfatados e atender o mercado do Centro-Oeste do Brasil.
Atualmente, a Mosaic é responsável pela operação de seis minas no Brasil, sendo três em Minas Gerais, uma em São Paulo, uma em Goiás e outra em Sergipe. A unidade industrial está localizada em Uberaba (MG).
A companhia possui também nove plantas de mistura e distribuição, além de dois escritórios administrativos. Neste ano, há previsão de inauguração de uma misturadora em Palmeirante (TO).