Entre os dias 21 e 24 de janeiro, representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Nacional de Mineração (ANM) se reúnem em Nova Lima (MG) para iniciar a execução do projeto de modernização de processos administrativos e normativos da agência de mineração.
A iniciativa vai contar com aporte de R$ 10,28 milhões da ABDI, investimento que também será usado para executar um projeto com foco na implementação de soluções em Inteligência Artificial (IA).
A modernização administrativa da ANM prevê estratégias para promover uma revisão e otimização de macroprocessos críticos da agência de mineração para uma gestão mais ágil e simplificada, com respostas mais ágeis ao setor produtivo.
Serão analisados e refeitos 230 normas e procedimentos administrativos da ANM, entre eles:
- 135 resoluções,
- 15 portarias e
- 80 processos.
A Fundação Dom Cabral vai prestar suporte para a avaliação e revisão das normas e macroprocessos, com a atuação de profissionais e técnicos. Além disso, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) também participarão dos treinamentos.
A ABDI e a ANM lançaram dois projetos estratégicos voltados para o setor de mineração, com ênfase no uso de tecnologia. A solução em IA possibilitará a análise automatizada de 40 mil processos minerários, facilitando a tomada de decisões pela equipe técnica e permitindo uma avaliação mais rápida, com respostas mais céleres ao setor produtivo, além de melhorias significativas nos fluxos internos da ANM.
A implementação dessa tecnologia pretende aumentar a eficiência e reduzir o tempo de resposta de autorização de pesquisa e de requerimento e concessão de lavra (autorização necessária para extração, beneficiamento e comercialização de substâncias minerais).
As ações integram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as Agências no âmbito do Destrava Brasil, projeto da ABDI que tem por objetivo apoiar agências reguladoras na implantação de soluções tecnológicas para modernizar seus processos internos e sistemas, eliminando gargalos e garantindo respostas mais céleres.