Vale Metais Básicos avalia venda de operação de níquel no Canadá

A revisão das operações faz parte de um processo de otimização da base de ativos da Vale Metais Básicos e busca explorar alternativas para garantir a competitividade do portfólio de níquel

Complexo de níquel de Thompson - Crédito: Vale/Divulgação.

A Vale Metais Básicos, subsidiária da Vale, iniciou uma revisão estratégica de suas operações no Canadá, que inclui a possível venda dos ativos de mineração e exploração em Thompson, Manitoba.

Segundo comunicado divulgado pela mineradora, a revisão faz parte de um processo de otimização da base de ativos da Vale Metais Básicos e busca explorar e avaliar uma série de alternativas para garantir a competitividade do portfólio de níquel integrado, e sua conclusão é esperada no 2° semestre de 2025.

Os ativos de Thompson incluem duas minas subterrâneas em operação, uma usina adjacente e oportunidades significativas de exploração no cinturão de níquel, com 135 km de extensão.

Descoberta em 1956, a jazida foi comprada pela Vale em 2006 e as atividades de mineração começaram em 1961. A produção de níquel acabado da Vale Metais Básicos em Thompson totalizou 10,5 mil toneladas no período de 12 meses encerrado no 3º trimestre de 2024.

 

Voltar