A VLI concluiu o processo de captação de R$ 1 bilhão em debêntures em preparação para realizar investimentos na malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), previstos na renovação antecipada da concessão, esperada para 2026.
Ao todo, o projeto de investimento habilitado pela portaria do Ministério dos Transportes é estimado em R$ 3,9 bilhões.
Na captação de debêntures, o BTG Pactual, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o ABC Brasil coordenaram a emissão, sendo que o BNDES subscreveu 50% do valor, no lote de longo prazo.
Os recursos serão aplicados pela VLI na modernização da via permanente, construção e modernização de pátios e melhorias no material rodante que circula na FCA.
Está prevista a construção de sete pátios ferroviários, localizados nos Corredores Sudeste – ligação entre o Distrito Federal e os portos da Baixada Santista – e Leste, que conecta o Triângulo Mineiro aos portos do Espírito Santo.
Outros R$ 600 milhões devem ser usados na manutenção de trilhos e dormentes em todos os corredores logísticos da FCA.
O projeto contempla ainda a manutenção de material rodante, com a substituição planejada de mais de 6 mil unidades de rodeiros de vagões, a um custo estimado de R$ 100 milhões.
Desde 2011 a VLI já investiu mais de R$ 14 bilhões, em valores corrigidos, diretamente na FCA. Esse valor corresponde a mais do que 100% do caixa gerado na operação da concessão.
Além desses valores, foram realizados investimentos para a construção e a modernização de terminais integradores que conectam o modal rodoviário ao ferroviário, aumentando a eficiência da logística de cargas como grãos, açúcar, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos, minérios, entre outras.
A proposta de renovação da concessão da FCA prevê ainda dezenas de obras para solução de conflitos urbanos, com impactos positivos para as comunidades do entorno da ferrovia.