Para aumentar o foco em produtividade e inovação, incluindo iniciativas de redução de emissões de carbono, a Vale e a Caterpillar assinaram um novo acordo global de cinco anos.

Além de fortalecer a colaboração entre as duas empresas, o acordo reafirma o compromisso assumido em abril de 2024 de cooperar para o desenvolvimento de um caminhão fora de estrada bicombustível, movido a diesel e etanol.

A Vale também pretende testar um caminhão elétrico a bateria e o Sistema de Transferência Dinâmica de Energia Cat© (DET) em desenvolvimento pela Caterpillar.

“O  acordo representa uma evolução em nosso relacionamento com a Caterpillar, ampliando nosso foco em maximizar o desempenho dos ativos da Vale e permitindo que avancemos em nosso caminho de descarbonização de forma economicamente responsável”, destaca o diretor de Suprimentos da Vale, Marco Braga.

Em média, o uso de óleo diesel nas operações da Vale é responsável por 15% das emissões diretas de CO₂eq da empresa. A adoção de tecnologias mais sustentáveis faz parte de um plano estratégico para mitigar os impactos ambientais e manter a competitividade.

O caminhão fora de estrada bicombustível movido a etanol e diesel que está sendo desenvolvido pela Caterpillar equiparia inicialmente caminhões com capacidade de transportar 240 toneladas de minério. No futuro, a tecnologia poderá ser estendida a caminhões com capacidade de 320 toneladas.

No total, há mais de 150 caminhões de ambos os modelos em operação na Vale. Os testes iniciais devem ser realizados nas instalações da Caterpillar nos Estados Unidos, seguidos de validação e testes adicionais de caminhões bicombustíveis nas operações da Vale.

“Como líderes globais da indústria, a Vale e a Caterpillar estão buscando não apenas atender às demandas do setor de mineração, mas também antecipar tendências tecnológicas e ambientais”, afirma o vice-presidente sênior de Vendas, Serviços e Tecnologia de Indústrias de Recursos da Caterpillar,  Marc Cameron.

Voltar