A mineradora St George e a Shandong Xinhai Mining Technology & Equipment, especializada em engenharia e serviços para o setor de mineração, fecharam uma parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento do Projeto Araxá.
A Xinhai vai investir cerca de US$ 5 milhões no fundo da St George, criado para captar recursos para a aquisição do Projeto Araxá, que vai somar um patrimônio total de aproximadamente US$ 12,5 milhões.
Para o CEO da St George, John Prineas, a parceria vai alinhar os interesses das empresas para o avanço de uma mina operacional eficiente de nióbio e terras-raras.
“A capacidade de atrair parceiros relevantes nesse mercado, como a Xinhai, reflete o potencial de desenvolvimento da operação de nióbio e terras-raras em Minas Gerais”, explica.
Além do investimento direto, a empresa de engenharia especializada no setor de mineração prevê o fornecimento:
- Consultoria em testes metalúrgicos, opções de processamento mineral, projeto de planta e construção de projetos;
- Proposta para um contrato EPC (engenharia, aquisição e construção) de preço fixo para o desenvolvimento do projeto mineral (mina e plantas);
- Colaboração com a St George para viabilizar um financiamento adequado para o contrato de EPC.
Para o desenvolvimento do Projeto Araxá, a St George tem atraído parceiros estratégicos. Recentemente, a empresa anunciou um acordo com o grupo chinês Fangda, do setor siderúrgico, que garantiu a compra de 20% da futura produção da mineradora.