A Enaex Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) das unidades de Colombo e Pinhais (PR), começaram 2025 com as primeiras turmas dos cursos de qualificação profissional voltados para mulheres das comunidades próximas à sede da empresa, em Quatro Barras.

Nesta primeira fase foram ofertadas 70 vagas em cursos para Operadora de Processos Químicos Industriais e Assistente de Controle da Qualidade, adaptados às práticas industriais da Enaex e alinhados à realidade industrial do mercado.

A capacitação busca promover a inclusão de mulheres na indústria da mineração, um setor majoritariamente masculino, e ajuda a enfrentar o atual desafio da escassez de mão de obra qualificada.

“Em breve, essas profissionais poderão integrar a estrutura da Enaex. A iniciativa contribui com a comunidade ao mesmo tempo em que nos aproxima de atingirmos o compromisso assumido publicamente de contar com pelo menos 30% de presença feminina em nossa organização até 2030”, afirmou o diretor administrativo-financeiro da Enaex Brasil, Francisco Torrent.

Crédito: Divulgação Enaex Brasil Senai

O compromisso da empresa com a promoção da igualdade de gênero é impulsionado pelo Women in Mining Brasil, movimento que visa ampliar e fortalecer a presença das mulheres na mineração, do qual a Enaex é signatária desde 2022.

“Acredito que todas as mulheres, juntas, se profissionalizando, podem contribuir com as grandes empresas e fazer parte de um futuro inovador”, celebrou Tereza Machado, aluna que faz parte do grupo de 70 mulheres beneficiadas pela iniciativa.

Além da capacitação técnica, o programa visa também a promoção de oportunidades econômicas para mulheres de famílias de baixa renda.

“Formar mulheres da comunidade, seja para trabalhar conosco ou para que elas tenham condições de buscar externamente a sua trajetória profissional, é o que nos faz realmente sentir muito orgulho de um projeto como este”, reforçou a gerente de recursos humanos e sustentabilidade da Enaex Brasil, Elisa Ayres.

Voltar