A Komatsu acaba de inaugurar uma nova unidade em Parauapebas (PA), que será utilizada para o reparo e fabricação de implementos para equipamentos de mineração. Localizada na rodovia Faruk Salmen, a unidade conta com tecnologia moderna, melhores padrões industriais e processos de saúde e segurança do trabalho.
Foi construído também um novo prédio administrativo com espaços integrados, que deve ser abastecido por energia solar no futuro. Portaria, vestiário, auditório, estacionamento de veículos leves, subestações elétricas, casa de bombas e torre de caixa d´água são outros diferenciais.
A unidade possui uma estação de tratamento de água que será usada para irrigação e lavagem das áreas externas, luzes de led substituindo as fluorescentes e uso de 100% de energia verde.
Na parte industrial, há um galpão principal para realizar todos os serviços de reformas de básculas, caçambas e implementos para equipamentos fora de estrada, assim como a fabricação deles, atendendo aos padrões globais da Komatsu. Além disso, o local possui uma cabine de pintura exclusiva para dar acabamento em todos os produtos e um Safety Dojo, espaço que será usado para treinamentos de segurança e simulação para todas as atividades da produção.
Inicialmente a unidade vai operar em dois turnos, com a expectativa de um terceiro.

“Estamos dando mais um passo para o nosso crescimento no Brasil, dobrando nossa capacidade atual, que permitirá atuar com 17 implementos de forma simultânea”, explica o vice-presidente da Divisão de Equipamentos de Mineração da Komatsu, Ricardo Alexandre Vieira dos Santos.
A nova unidade em Parauapebas nasce com um dojô de segurança. A palavra, em japonês, significa ‘ambiente de treinamento’, muito utilizado na cultura Japonesa para treinar fundamentos de esportes na prática. “Isso significa que nossos colaboradores aprendem sobre segurança no dia a dia, praticando o que é correto”, explica o vice-presidente.
Atualmente, a área de Segurança da Komatsu é composta por 104 empregados em todo o Brasil. “Na nova unidade, teremos 10 pessoas dedicadas exclusivamente a atividades de segurança do trabalho, incluindo técnicos de segurança, líderes e supervisores, com atuação da área durante todos os turnos da operação”, ressalta Santos.
A nova unidade se soma a outras quatro da Divisão de Equipamentos de Mineração no município:
- Unidade 1: composta por filial, almoxarifado e centro de reparos;
- Unidade 2: Centro de Treinamento Komatsu;
- Unidade 3: Centro de Treinamento Komatsu Autônomos (CTKA);
- Unidade 4: fábrica de mangueiras
- E outras três no País: Lagoa Santa – MG (centro de reparos, almoxarifado e escritório); Belo Horizonte – MG (centro de reparos, almoxarifado e escritório) e em Conselheiro Lafaiete – MG (centro de reparos / fábrica de mangueiras).
Crescimento na mineração
Para acompanhar a demanda resultante da expansão das atividades relacionadas à mineração no País, em 2024 a Komatsu anunciou o investimento inicial de R$ 120 milhões na construção de uma nova planta industrial em Contagem (MG), que contará com um centro de reparo de componentes, almoxarifado de peças e área administrativa.
Com inauguração prevista para 2026, serão mais de 50 mil metros quadrados de área total com foco em serviços para equipamentos de mineração, unificando as unidades de reforma de componentes e almoxarifados existentes atualmente em Lagoa Santa e Belo Horizonte.
“Estamos prevendo um crescimento robusto para o setor nos próximos cinco anos e no atendimento aos nossos clientes e em novos negócios. Mas o conceito da unidade de Parauapebas é diferente de Contagem. Em Parauapebas o foco é a fabricação e reforma de implementos e na unidade de Contagem, de componentes, ambas com um layout padronizado com as fábricas do Japão”, conclui Santos.