A Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, e o Sindicato Metabase anunciaram uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) correspondente a 4,14 salários, o maior valor já pago na história da empresa.
O pagamento, que será realizado no próximo dia 27 de março, é resultado da primeira negociação direta entre o Sindicato Metabase e a Anglo American para definição da PLR, após anos em que uma comissão paritária entre a empresa e os trabalhadores discutia as condições de pagamento.
Em nota, a Anglo American reforça que o valor da PLR 2024 é fruto de um desempenho operacional positivo no último ano, aliado ao cumprimento de metas internas da companhia que envolvem questões de produtividade, inovação, qualidade, entre outros fatores.
O Sistema Minas-Rio produziu, no ano passado, 25 milhões de toneladas de minério de ferro premium, um aumento de 3% em relação a 2023. O número representa o recorde histórico da operação, que foi iniciada em 2014.

“Resgatamos a negociação da PLR com a empresa, e o resultado é um pagamento recorde para os nossos trabalhadores, que será um grande benefício para suas famílias e comunidades”, destacou o presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana Pato Roco.
A última PLR negociada por uma comissão paritária foi de 3,65 salários, e agora, com o retorno das negociações coletivas com o sindicato, a empresa pagará 4,14 salários, mostrando um avanço nas conquistas dos trabalhadores.
Além da PLR, a Anglo American também já havia realizado aportes em janeiro, de 0,43 salários como prêmio de segurança, e anunciou o pagamento extraordinário de 0,15 salários neste mês de fevereiro, reforçando os benefícios aos empregados.
“Alinhada com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American informa que seguirá, em 2025, com o foco na entrega de uma produção consistente e estável, com segurança e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões que acolhem suas operações”, destaca a empresa.
“Este é um momento importante para todos nós, trabalhadores e trabalhadoras da região. A PLR de 4,14 salários é uma grande conquista, resultado da luta constante e das negociações coletivas. E, claro, não vamos parar por aqui: nossa luta continua para garantir ainda mais benefícios no próximo ciclo”, afirmou André Viana.