Projeto Jaguar Níquel da Centaurus recebe Licença de Instalação

Com a obtenção da LI, companhia poderá prosseguir com a construção da planta de concentração de níquel e de todas as estruturas associadas

Projeto Jaguar | Crédito: Centaurus Metals

O Projeto Jaguar de Níquel Sulfetado, da Centaurus Metals, recebeu a Licença de Instalação (LI) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Pará. Com a obtenção da licença, a companhia poderá prosseguir com a construção da planta de concentração de níquel e de todas as estruturas associadas como cavas, barragens e pilhas de estéril.

A LI também inclui autorização para remoção de vegetação, as principais licenças hídricas necessárias para facilitar o desenvolvimento do projeto e a licença para manejo da fauna durante a construção. A Licença de Instalação é válida até março de 2029 e coloca a empresa em condições de iniciar a construção assim que um pacote de financiamento adequado for garantido e uma Decisão Final de Investimento (FID) for tomada pelo Conselho da Centaurus.

Para o diretor-geral da Centaurus Metals, Darren Gordon, a concessão da Licença de Instalação é um marco importante para a empresa em sua jornada para se tornar um novo e significativo produtor global de sulfeto de níquel no Brasil.

“A concessão da Licença de Instalação coloca-nos firmemente no caminho para tomar uma Decisão Final de Investimento no final do ano, uma vez assegurado um pacote de financiamento adequado, e permite à empresa iniciar a construção de uma das novas minas de sulfureto de níquel mais significativas do mundo”, afirma.

A LI fornece ainda a capacidade de iniciar a construção da linha de energia assim que a engenharia estiver concluída, o financiamento estiver em vigor e os acordos de acesso do proprietário forem finalizados. Em apoio às negociações com os proprietários de terras sobre o traçado da linha de transmissão, a companhia passou a ter uma série de servidões de mineração em vigor para o projeto, emitidas pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Essas servidões de mineração cobrem o terreno necessário para construir, operar e manter a linha de energia, o local do Projeto Jaguar Níquel e a estrada que ligará o local à principal estrada municipal.

A Centaurus também já recebeu aprovação dos municípios locais para modernizar as principais estradas que dão acesso às instalações da Jaguar. Com a emissão da LI, a companhia agora pode submeter uma solicitação à Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Pará com relação aos incentivos fiscais disponíveis oferecidos aos produtores de níquel no Estado.

Uma vez aprovados, os incentivos fiscais serão aplicados a uma gama de bens e serviços, incluindo combustível, fornecimento de energia, equipamentos principais e transporte de equipamentos importantes para o local.

“Jaguar é um projeto significativo para a região e para as comunidades locais, e irá gerar benefícios econômicos, sociais e comunitários significativos durante um longo período de tempo. Estamos ansiosos para trabalhar com todas as principais partes interessadas nos próximos meses para concretiza este projeto fantástico”, conclui Darren Gordon.

 

Voltar