O programa Juntos pelo Araguaia, da Anglo American, vem promovendo avanços significativos na conservação ambiental da região, em parceria com o Instituto Espinhaço e o estado de Goiás. O foco da iniciativa é a recuperação de áreas degradadas, a restauração florestal e a implementação de estratégias de conservação do solo e água na bacia do Rio Araguaia.
Desde o início da ação, em 2020, já foram investidos R$ 23 milhões pela mineradora, com um investimento adicional previsto de R$ 7 milhões até o término do projeto. O Juntos pelo Araguaia já beneficiou diretamente 56 propriedades nos municípios de Piranhas, Bom Jardim de Goiás e Aragarças, onde foram realizados cercamentos de 274 hectares e a recuperação de outros 220 hectares. Além disso, foram promovidas 27 oficinas e 16 ações de educação ambiental, alcançando mais de 25 mil pessoas.
Alinhada ao pilar Ambiente Saudável, do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, a iniciativa visa proporcionar maior disponibilidade hídrica, redução de processos erosivos e melhoria na qualidade dos cursos d’água. O programa também busca engajar as comunidades locais, criando redes de governança e incentivando ações espontâneas de recuperação ambiental, deixando um legado positivo para as futuras gerações.
O diretor técnico e de Meio Ambiente da Anglo American no Brasil, Cristiano Cobo, ressalta que a empresa entende que a mineração possui um papel central na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
“Por isso, investimos em parcerias como essa. O Juntos pelo Araguaia é um dos maiores programas de revitalização de bacias hidrográficas do país e, certamente, deixará um legado duradouro na região”, afirma.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para:
- ODS 6 (Água Potável e Saneamento), que visa proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água
- ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), com ações voltadas à resiliência e adaptação climática
- ODS 15 (Vida Terrestre), que promove a recuperação de ecossistemas terrestres e a biodiversidade.
O programa também reforça o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), com destaque para a colaboração público-privada com o Instituto Espinhaço, o estado de Goiás e as comunidades locais.
“Estamos orgulhosos de integrar esse programa transformador, que reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento das comunidades, seguindo o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, destaca o engenheiro de Meio Ambiente da Anglo American, Luiz Gustavo Dias.
Efeito positivo do Juntos pelo Araguaia
O biólogo Douglas Elias, analista de saneamento da Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), acompanhou de perto a realização das atividades do Juntos pelo Araguaia, em Bom Jardim de Goiás, e reforça que o resultado do programa no município tem sido rápido.
“Existe um cenário de seca em vários municípios goianos. A partir das ações de reflorestamento realizadas pelo Juntos pelo Araguaia nos últimos três anos, conseguimos verificar uma grande recuperação dos níveis de lençol freático do município. Com isso, o programa traz, entre vários benefícios, a oportunidade para que ocorra desenvolvimento socioeconômico na região, uma vez que a falta de água é um grande empecilho”, explica.