A Vale deu mais um passo para o desenvolvimento de um caminhão fora de estrada movido a etanol e diesel. Em parceira com a Cummins Inc. e a Komatsu, foi iniciado o comissionamento de uma nova célula de etanol, com o objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa da mineração.
Anunciado em julho de 2024, o programa “Dual Fuel” busca adaptar os motores a diesel dos caminhões fora de estrada da Komatsu para operar com uma mistura de etanol e diesel, aumentando significativamente a sustentabilidade da frota.
Os caminhões transportam de 230 a 290 toneladas de minério e serão os primeiros veículos desse porte a funcionar com etanol no tanque. Eles poderão utilizar até 70% de etanol na mistura de combustível, reduzindo potencialmente a pegada de emissões de CO2 em até 70%. A previsão é que os testes de bancada do motor QSK60 aconteçam até 2026, quando devem ter início os testes de campo nas instalações da Komatsu.
Para o vice-presidente executivo de Operações da Vale, Carlos Medeiros, o avanço no projeto reforça o compromisso da Vale com a descarbonização. “O etanol é um insumo prioritário para alcançar nossa meta de reduzir o uso de diesel em nossas operações, mantendo a confiabilidade e a excelência operacional”, afirma.
A escolha do etanol como alternativa ao diesel se justifica pelo fato de já ser um combustível amplamente adotado no Brasil, com uma rede de abastecimento estabelecida.
“Os sistemas ‘Dual Fuel’ que utilizam etanol ou metanol e diesel oferecem benefícios significativos para a indústria de mineração, incluindo até 70% de descarbonização – reduzindo emissões de dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e particulados – enquanto continuam a atender a requisitos comparáveis de produtividade e desempenho”, explica o líder do programa de inovação da Cummins, Luke Mosier.
O vice-presidente sênior de Transporte Terrestre da Komatsu., Dan Funcannon, destaca que o projeto é uma importante tecnologia de transição destinada a apoiar os objetivos de descarbonização a curto prazo da Vale.
“Esta iniciativa reflete o nosso compromisso comum com soluções práticas e escaláveis que promovam a mineração sustentável. O lançamento da célula de teste dedicada é um marco animador, à medida que continuamos a desenvolver e a implementar tecnologias de baixo carbono para o futuro do transporte”, completa.
A nova célula de testes avançados de combustíveis de baixo carbono na fábrica de motores de Seymour, Indiana (EUA), acomoda uma ampla gama de motores de alta potência – com tanques de combustível de 38 a 95 litros de capacidade – e garantem uma transição perfeita de uma variedade de tipos de combustíveis alternativos para diversos cenários de teste.
As instalações especializadas também mantêm um ambiente de alta precisão para fornecer emissões precisas com dados confiáveis e oferecer condições de armazenamento seguras para evitar contaminação e manter a qualidade do combustível.