Diretora de Novos Negócios da XCMG analisa trajetória e projeta futuro da multinacional chinesa, expoente em inovação e qualidade no mercado de máquinas e veículos para a mineração no Brasil
Símbolos de força e potência, as máquinas e veículos utilizados nas plantas de mineração executam tarefas impossíveis ao homem. Guiada pelos avanços tecnológicos que priorizam performance e sustentabilidade ambiental, a indústria de máquinas e veículos pesados tem contribuído diretamente para possibilitar que o setor mineral atinja escalas de produção crescentes, com eficiência e segurança.
Posicionada entre as gigantes mundiais do segmento, a XCMG está presente no Brasil há quase 14 anos, oferecendo às empresas aqui instaladas uma cartela de soluções inovadoras e sustentáveis. O vigor e o apetite da companhia chinesa refletem em seu desempenho. Em 2021, a empresa obteve crescimento de 210% em relação ao ano anterior, atingindo faturamento de R$ 1 bilhão.
Com mais de 17 anos de experiência profissional em Gestão de Processos e Pessoas relacionadas à área Comercial, a administradora com MBA em Gestão Estratégica de Inteligência nos Negócios, Amanda Machado, acompanhou a trajetória da companhia desde seus primeiros passos no Brasil, em dezembro de 2011. Foi secretária executiva, analista, coordenadora, supervisora até chegar a cargos de gerência e diretoria. Atualmente, é responsável pela implantação e desenvolvimento da área de Mineração no Brasil, um dos focos estratégicos da companhia.
Pela excelência na condução das diversas áreas em que atuou e pela bravura e resultados entregues com destaque em Vendas, Amanda foi agraciada com medalha de honra ao mérito, concedida a apenas 30 pessoas em toda a história da companhia.
Em entrevista exclusiva à Revista Mineração & Sustentabilidade, Amanda fala sobre os planos da XCMG para o mercado brasileiro, projeta o futuro da companhia no Brasil e revela qual a expectativa para a mineração no futuro, setor que tem passado por profundas e irreversíveis transformações. Confira!
Confira a íntegra da entrevista exclusiva publicada em nossa edição digital (acesse o link):
Edição 58 | Digital | Maio e Junho de 2025









