A Metso realizou a entrega técnica da primeira báscula modelo 797 no Brasil, que será instalada em Carajás, no Pará, para testes em uma das maiores mineradoras do país, atendendo a uma demanda de caminhões fora de estrada com capacidade de até 400 toneladas.
Segundo a Metso, o cliente é um dos grandes players do setor que busca soluções inovadoras que reduzam impactos operacionais e aumentem a vida útil dos equipamentos.
Os resultados apresentados de outras aplicações foram cruciais para a escolha da solução e os dados a partir de agora serão coletados para que uma análise do desempenho da báscula atenda às metas estabelecidas.
O engenheiro de suporte técnico do produto da Metso, Douglas Andrade, explica que o projeto da báscula foi desenvolvido para atender às particularidades do cliente e envolveu diferentes países. Enquanto a Finlândia ficou a cargo do estudo da estrutura metálica, a Suécia foi responsável pelo projeto do revestimento de borracha que posteriormente foi fabricado na Lituânia e Brasil.
“Essa foi uma solução colaborativa dentro de diferentes unidades da Metso. A montagem dos revestimentos em toda a estrutura da báscula e testes foram feitos aqui no Brasil, o que nos enche de orgulho”, comenta.
Entre os diferenciais competitivos da báscula, a Metso destaca o revestimento em borracha, uma inovação que traz vantagens em relação ao aço convencional como mais resistência à abrasão, menor ruído e vibração, além de aumento da durabilidade de componentes estruturais, incluindo o próprio caminhão.
Para o gerente da região Norte, Rheno Assef, o diferencial no fornecimento da báscula está no ciclo completo de fornecimento: fabricação, assistência técnica e reforma.
“O cliente precisava de uma solução que oferecesse disponibilidade e capacidade. Porém, o benefício que mais contribuiu para o convencimento do teste, foi a nossa capacidade de reforma da báscula, ou seja, reformar quantas vezes for necessário”, explica.
A experiência internacional com o produto, já aplicada com sucesso em países como México e Estados Unidos, além de algumas regiões da Europa, serviu como referência durante o processo de negociação.