As obras de descaracterização da barragem Serra Grande, no município de Crixás, em Goiás, foram concluídas. A descaracterização da barragem da AngloGold Ashanti foi feita por meio do fechamento do reservatório com solo e cobertura vegetal, promovendo a estabilização da superfície e a recuperação paisagística da área.

Para o vice-presidente de Geotecnia e Implantação de Capital da AngloGold Ashanti, Cristiano Souza, a finalização do projeto é um marco importante na história da empresa e reforça o seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade.

“A descaracterização da estrutura é resultado de um planejamento minucioso e de um processo de engenharia com foco em segurança, respeito ambiental e inovação”, ressalta.

A barragem Serra Grande foi a primeira da AngloGold Ashanti a implementar o processo de disposição de rejeitos 100% a seco, em setembro de 2021. Isso significa que, ao final das etapas do beneficiamento do minério, o rejeito passa pelo processo de secagem e empilhamento, não sendo mais enviado para a barragem. Desde 2022, todas as estruturas da companhia no Brasil passaram a adotar esta metodologia.

Segundo o diretor de Construção da AngloGold Ashanti, André Souza, toda a fase de execução das obras contou com um rigoroso acompanhamento técnico garantindo a fiel observância dos parâmetros de projeto. As frentes de trabalho atuaram em diversas etapas simultaneamente, como a escavação do maciço, aterro do reservatório, construção de canais de enrocamento e aplicação de concreto projetado e armado.

O projeto se destaca também pela adoção de práticas de economia circular. A partir de estudos técnicos e investimentos em tecnologia, a AngloGold Ashanti desenvolveu uma usina de britagem capaz de transformar o estéril, material sem valor econômico extraído com o minério, em brita e pedra de mão. Esses insumos foram utilizados no contrapilhamento da barragem, etapa essencial para garantir sua estabilidade e descaracterizar sua função original de reservatório.

Assim, foi reduzido o volume de estéril estocado, áreas de vegetação nativa foram preservadas, houve redução do tráfego de caminhões e o material britado foi utilizado em obras públicas da região, contribuindo para o desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficiente e sustentável.

Além dos avanços técnicos e ambientais, o projeto levou em conta aspectos sociais importantes, como a contratação de fornecedores locais e o planejamento de rotas de transporte que minimizassem impactos às comunidades vizinhas. Ao final, foram mais de 1 milhão de horas-homem trabalhadas sem acidentes com afastamento.

 

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