Produção e venda de aço recuam em julho

Com um total de 2,8 milhões de toneladas a produção de aço no País teve recuo tanto nos produtos longos quanto nos planos

Aço. Foto: Agência Brasil/ Divulgação.

A produção de aço bruto no Brasil registrou queda de quase 10% em julho de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Instituto Aço Brasil e apontam recuo também nas vendas, que caíram aproximadamente 3% no mês.

Com um total de 2,8 milhões de toneladas a produção de aço no País teve recuo de cerca de 8% nos produtos longos, usados em bens como automóveis e máquinas, e planos, que são utilizados pela construção civil.

De acordo com as informações divulgadas pela entidade que representa as siderúrgicas instaladas no país, as vendas no mercado interno somaram 1,86 milhão de toneladas, representando um recuo de 3,5% nos aços planos e alta de 0,4% nos produtos longos.

O consumo aparente, que considera a produção doméstica, mais importações, menos exportações, teve alta de 1,8% em julho, para 2,34 milhões de toneladas. No ano, o indicador acumula crescimento de 8,1%, a quase 16 milhões de toneladas em meio a um incremento de 24,4% nas importações, enquanto as vendas internas subiram 1,8%.

Ainda segundo o Instituto Aço Brasil, as exportações caíram 29% em julho em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 1,05 milhão de toneladas, pressionadas pelo impacto do fim das cotas livres de imposto de importação dos Estados Unidos. Já as importações de aço pelo Brasil aumentaram 4,2% no período, para 616 mil toneladas, ficando próximas de máximas históricas para o período.

Com informações da Reuters

Voltar