Com investimentos previstos de R$ 507,1 milhões, o governo federal lançou novo edital para a construção de um trecho de 35,7 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 2) entre os municípios de Guanambi e Caetité, na Bahia. Além disso, o recurso será destinado para a elaboração dos projetos de engenharia para a execução das obras.
As empresas interessadas devem apresentar propostas pela plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil, observando o critério de menor preço. O edital está disponível no site da Infra S.A..
A expansão da Fiol 2 visa consolidar o transporte de grãos e minério, após um esforço técnico da Infra S.A., que revisou o projeto para adequar o traçado da ferrovia, principalmente próximo à Barragem de Ceraíma. A previsão inicial era de margear a barragem de um reservatório de água responsável pelo abastecimento de diversos municípios da região.
O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, considera o aporte estratégico para viabilizar o leilão da ferrovia previsto para 2026. O certame fará a integração de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, até o Porto de Ilhéus, na Bahia.









