Programa da BHP oferece até US$ 500 mil para aceleração de novos projetos de minerais críticos

Em sua quarta edição, o programa procura equipes e projetos dedicados a identificar novas fontes de minerais estratégicos

Foto - Divulgação BHP

Estão abertas as inscrições para a turma de 2026 da BHP Xplor, o programa de aceleração de seis meses da BHP, que oferece financiamento de até US$ 500 mil sem participação acionária para empresas de exploração mineral em estágio inicial. A 4ª edição do programa procura equipes e projetos dedicados a identificar novas fontes de minerais estratégicos.

Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro pelo link que também tem todas as informações sobre o programa.

Os selecionados recebem mentorias especializadas, suporte técnico, comercial e operacional, além de acesso à rede global de fornecedores e prestadores de serviços da BHP. O objetivo é ajudar a transformar conceitos promissores em projetos viáveis que possam contribuir com os minerais necessários para a transição energética.

Para o Diretor de Exploração do Grupo BHP, Tim O’Connor, a Xplor se tornou um caminho reconhecido para empresas em estágio inicial que buscam se estabelecer e pensar de forma mais ousada.

Ele ressalta que, com a crescente demanda mundial por minerais críticos, a construção de parcerias sólidas entre grandes e pequenas empresas é essencial. “O Xplor é mais do que acelerar projetos de exploração, é sobre moldar uma nova forma de trabalhar juntos para desbloquear os recursos necessários para o futuro”, afirma.

Além disso, em 2026, as turmas se juntarão à crescente rede de ex-alunos da BHP Xplor, que abrange 21 empresas, para compartilhar insights e aprendizados à medida que progridem em sua jornada.

Elena Clarici é CEO da Electrum Discovery, atual participante do BHP Xplor, e conta que a experiência no programa proporcionou acesso a recursos e conhecimento que fizeram com que os projetos avançassem mais rapidamente.

“Também abriu portas para redes e oportunidades que seriam muito mais difíceis de acessar por conta própria. O programa já está fazendo uma diferença real em como crescemos como empresa”, destaca.

Voltar