Anglo American e Codelco assinam acordo para ampliar produção de cobre no Chile

União entre as minas das empresas deve resultar na extração de mais 120 mil toneladas por ano e pelo menos US$ 5 bilhões

Los Bronces Anglo American
Crédito: Reprodução Site Anglo American

A Anglo American e a estatal de cobre chilena Codelco assinaram um acordo para desenvolver minas adjacentes nas proximidades de Santiago, no Chile. A estratégia busca aumentar a produção de cobre sem necessidade de grandes investimentos.

A resolução prevê a soma da produção das minas de Los Bronces e Andina, o que resultaria na extração de mais 120 mil toneladas por ano e pelo menos US$ 5 bilhões, conforme estimativa das empresas.

Para o CEO da Anglo American, Duncan Wanblad, o cobre é essencial para a transição energética e, por isso, é uma das prioridades na estratégia de crescimento da empresa. “Juntos, temos liberado o potencial de valor desses ativos vizinhos”, afirmou em comunicado.

A parceria entre Anglo American e Codelco foi aprovado pelas diretorias de ambas as empresas. A assinatura do acordo acontece após o anúncio da fusão da Anglo com a canadense Teck para formar o grupo Anglo Teck, com o objetivo de aprimorar a qualidade do portfólio, incluindo seis ativos de cobre de classe mundial, além de negócios de minério de ferro de alto teor, zinco e opcionalmente, nutrientes agrícolas.

Com informações da Bloomberg

Voltar