Vale recebe aval do Cade para arrendar jazida para a Cedro

Concessão foi aprovada pelo Cade

Crédito: Divulgação/Cedro Mineração

O arrendamento de jazida da Vale para operação da Cedro Mineração em Mariana (MG) está autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições. A decisão foi divulgada na edição do Diário Oficial da União dessa terça-feira (16).

Com o aval, a Cedro poderá explorar a área arrendada e, consequentemente, expandir as operações em áreas limítrofes, localizadas entre os direitos minerários das duas empresas.

Segundo o documento apresentado ao Cade, o arrendamento tem o “intuito do melhor aproveitamento econômico das reservas de ambas as partes”. As mineradoras defenderam ainda que a operação, envolvendo jazidas localizadas em Minas Gerais, não provoca concentração comercial, “não sendo capaz de gerar quaisquer preocupações concorrenciais”.

A concessão da jazida busca, ainda, otimizar o potencial econômico das reservas minerais.

Atualmente, a produção da Mina Cedro Mariana é de aproximadamente 3 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com planejamento de expansão da capacidade para 10 milhões de toneladas anuais.

A mina iniciou a operação em 2022 e utiliza um sistema de filtragem de rejeitos e empilhamento a seco, reaproveitando cerca de 85% da água utilizada no processo.

 

Voltar