Barragem 6 da Mina de Águas Claras tem nível de emergência encerrado

Estrutura da Vale teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM)

Barragem 6, na Mina de Águas Claras | Crédito: Divulgação Vale.

A Vale anunciou, nesta sexta-feira (03), que a Barragem 6 da Mina de Águas Claras, localizada em Nova Lima (MG), que estava em nível de emergência 1, teve seu nível encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A retirada de nível foi possível após a conclusão da obra de reforço, necessária para viabilizar a descaracterização da barragem, que está em andamento.

Além disso, segundo a mineradora, foram feitas inspeções, análises técnicas e validações conduzidas por equipes de engenharia especializadas, responsáveis pela Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) e pelo Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR), que atestaram que a estrutura atende plenamente aos critérios de estabilidade e segurança.

A descaracterização da Barragem 6 está prevista em Termo de Compromisso, assinado em maio deste ano, com o Ministério Público de Minas Gerais e Estado de Minas Gerais (MPMG), com interveniência da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e o município de Nova Lima, e que prevê a eliminação de todas as barragens instaladas na Mina de Águas Claras.

Até a conclusão das obras, as estruturas seguem sendo inspecionadas regularmente e monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), de acordo com a empresa.

 

Voltar