Pela primeira vez em Salvador, a Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, realizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) chega à 10ª edição. No dia 31 de outubro o evento reúne especialistas brasileiros e alemães para debater os principais desafios e oportunidades para o setor de mineração.

A Diretora do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da AHK São Paulo, Katharina Gerlitz, ressaltou a comemoração de uma década de cooperação estratégica entre Brasil e Alemanha no setor mineral.

As inscrições já estão disponíveis no site da conferência.

“A Conferência se consolidou como um ambiente essencial para o diálogo econômico e ambiental no setor, e realizar esta edição em Salvador representa não apenas uma expansão geográfica, mas também simbólica, ao aproximar ainda mais os atores regionais das discussões globais sobre mineração sustentável”, disse.

Entre os vários nomes de peso da área que atuam em cooperação internacional para alcançar a mineração mais sustentável e segurança energética, o encontro conta com a participação de:

  • João Marcos Pires, do Ministério de Minas e Energia
  • Benjamin George, Conselheiro de Assuntos Econômicos da Embaixada da República Federal da Alemanha,
  • Júlio Cesar Nery Ferreira, Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)
  • Maisa Bastos Abram, Chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB)

“Às vésperas da COP 30 em Belém, a Conferência de Mineração em Salvador reforça a sustentabilidade como o futuro do setor, instigando inovação responsável, políticas sustentáveis e a cooperação internacional para a transformação de um presente mais verde”, afirmou o Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da AHK São Paulo, Bruno Vath Zarpellon.

A edição conta com o patrocínio Ouro das empresas GEMÜ e WIKA e patrocínio Bronze da Weidmüller, que estarão presentes em debates e apresentações de novas tecnologias no âmbito da mineração, além de autoridades do setor, discutindo sustentabilidade, financiamento sustentável, oportunidades e preocupações que afetam o setor de mineração.

Durante a Conferência será apresentado também o Mapa de Mineração 2025. O projeto, realizado pela GeoAnsata, empresa brasileira e especialista em soluções estratégicas no setor de mineração, será relançado com uma atualização nos mapas de minas distribuídas por todo o País.

A nova atualização traz mais praticidade para a ferramenta de conexão, que pode ser utilizada por mineradores, investidores, fornecedores e por todo o mercado de mineração.

Voltar