
A indústria da mineração brasileira e o governo do Brasil buscam uma articulação inédita com o governo dos Estados Unidos (EUA) para captar investimentos norte-americanos em projetos de produção de minerais críticos e estratégicos em território nacional.
Para isso, o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, foi recebido pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, durante a Exposibram 2025 em Salvador (BA).
A participação do governo brasileiro neste grupo de trabalho ainda será definida com autoridades do país pela embaixada dos EUA e pelo Ibram, que vai prospectar, junto às mineradoras associadas, oportunidades de investimento na produção mineral com eventuais aportes de capital dos EUA, via instituições de fomento.
“Daremos sequência aos temas relacionados diretamente ao setor privado da mineração do Brasil. Já as relações entre os países serão tratadas diretamente com representantes de ambos os governos”, disse Jungmann.
O dirigente do Ibram se mostrou otimista com a possibilidade de atração de investimentos para dinamizar negócios, empregos e renda nas diversas cadeias produtivas da mineração nacional. Entre as próximas iniciativas previstas, está um encontro no início de dezembro, nos Estados Unidos, com órgãos de governo e empresários daquele país, por iniciativa da embaixada brasileira nos EUA, com participação do Ibram.
Segundo Raul Jungmann, Gabriel Escobar disse que o governo norte americano tem interesse em parceiras com o Brasil em projetos envolvendo minerais críticos, como terras raras, para infraestrutura, energia e defesa. “O foco dessa parceria sobre a qual falamos hoje é estritamente econômica”, esclareceu o diretor-presidente do Ibram.
De acordo com o Ibram, as condições que nortearão os futuros acordos comerciais envolvendo minerais críticos e estratégicos ainda serão definidas com a participação do governo brasileiro. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou a Raul Jungmann que irá à Exposibram nesta quinta-feira (30/10) e conversarão sobre os temas tratados com Gabriel Escobar.








