A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, ampliou a atuação da plataforma Trato com a entrada no segmento de mineração. A ferramenta, já consolidada na gestão do transporte multimodal no agronegócio, passou a operar um novo fluxo de movimentação de minério de ferro em Minas Gerais, iniciado em outubro.

O projeto envolve o transporte rodoviário de cerca de 30 mil toneladas mensais de minério de ferro entre Barão de Cocais (MG) e o Terminal Integrador Santa Luzia, da VLI, onde ocorre o transbordo para a ferrovia. A partir do terminal, o produto segue para o Espírito Santo. Com a solução, a Trato assume a gestão completa da cadeia logística, coordenando todas as etapas do transporte multimodal.

Antes da mudança, os caminhões percorriam aproximadamente 130 quilômetros até o ponto de embarque ferroviário. A transferência para o terminal de Santa Luzia reduziu essa distância para 75 quilômetros, garantindo mais competitividade, produtividade e redução de custos logísticos.

“O custo logístico na cadeia do minério representa uma parcela significativa do valor do produto. Otimizar esses custos torna nossos clientes mais competitivos e amplia sua participação no mercado. A Trato está preparado para oferecer eficiência, redução de despesas e resultados concretos”, afirma Asley Ribeiro, gerente-geral de Inteligência Comercial da VLI.

Localizado em Santa Luzia (MG), o terminal funciona como um centro avançado para clientes siderúrgicos, distribuindo cargas para a região metropolitana de Belo Horizonte, interior de Minas Gerais, São Paulo e Sul do país. A unidade também movimenta minério destinado ao abastecimento de usinas siderúrgicas. O ativo conta com pontes rolantes, acessórios especializados e dois sistemas de alta performance no modelo “pera”: um voltado ao carregamento de minério e outro ao carregamento e à descarga ferroviária.

Sobre a Trato

Criado a partir do programa de intraempreendedorismo da VLI, a Trato utiliza metodologia ágil, modelo de negócio inovador e tecnologia de ponta. A solução integra um dos pilares estratégicos da empresa: o desenvolvimento de modelos logísticos disruptivos com geração de valor para os clientes.

Além do transporte rodoviário, a plataforma gerencia a movimentação de milhares de toneladas que chegam e saem dos terminais integradores rodoferroviários e portuários da VLI. Nos últimos quatro anos, mais de 2 milhões de viagens foram administradas pela Trato, ampliando a visibilidade das operações e melhorando a experiência dos caminhoneiros que atuam nos terminais.

A plataforma também reduz tempos de espera, otimiza a utilização de ativos e direciona os veículos mais adequados para cada demanda. Como resultado, a VLI movimentou 3,591 milhões de toneladas via modal rodoviário em 2024.

 

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