Artigo | Gestão integrada e inovação digital já beneficiam a mineração

Automação, uso de dados e soluções digitais reduzem custos e aumentam a produtividade das operações minerais

Foto: Divulgação.

*Por Fábio Macedo

Em um cenário de alta competitividade, resultados eficazes dependem de uma gestão integrada baseada em dados confiáveis, processos bem estruturados e tecnologia de ponta. Na mineração, esses são fatores essenciais para que se superem os desafios do dia a dia, inclusive em operações de menor escala, nas quais ferramentas inovadoras têm se provado diferenciais importantes para o aumento da eficiência e da produtividade.

Na mineração, o avanço da gestão integrada e da inovação digital já é notável. Tecnologias de automação de processos, associadas à coleta e análise de dados, possibilitam o acompanhamento e o controle em tempo real de todas as fases da operação. O monitoramento do tempo médio de ciclos e das taxas de falhas, por exemplo, ajuda no controle de desempenho, na redução de paradas operacionais e no consumo de recursos, contribuindo para a redução de custos.

Soluções digitais integradas, como plataformas de gestão de estoques, expedição e planejamento, facilitam as rotinas operacionais. O controle avançado de produção e a manutenção preventiva e preditiva melhoram a disponibilidade de equipamentos, reduzem falhas e aumentam a competitividade das operações. E o benchmarking permite a identificação contínua de oportunidades de melhoria.

Como fornecedora de software para gestão integrada no setor mineral, com 30 anos de mercado e mais de 350 operações atendidas no Brasil, a Minerion acompanha “por dentro” essa evolução tecnológica, seja com sua base ERP específico para mineração, seja com o desenvolvimento de soluções digitais para os desafios do setor. Um exemplo, entre vários, é o agendamento de cargas por WhatsApp, que simplifica o processo, elimina filas de caminhões na porta das minas e melhora a eficiência e a previsibilidade na operação.

Estratégias de gestão integrada e o uso de tecnologias acessíveis já mostram na prática grande potencial de transformação e aumento da eficiência. Com elas, as mineradoras podem alcançar resultados expressivos para se posicionarem de forma mais competitiva no mercado. Esse é o caminho para se enfrentar os desafios da mineração de hoje e do futuro, dentro e fora do Brasil.

*Fábio Macedo é engenheiro de Minas e executivo de Negócios da Minerion.

 

Voltar