Wabtec inaugura Centro Global de Engenharia em MG

Novo hub em Contagem amplia inovação, engenharia ferroviária e desenvolvimento tecnológico no Brasil

Divulgação | Wabtec.

A Wabtec Corporation, fornecedora de equipamentos, sistemas e soluções para o setor ferroviário, inaugurou nesta sexta-feira (19/12) o seu Centro Global de Engenharia em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O novo hub tecnológico é o primeiro da companhia na América Latina e integra um investimento superior a R$ 20 milhões, voltado à expansão e ao fortalecimento das operações da empresa no Brasil.

A cerimônia contou com a presença de executivos da Wabtec, clientes e autoridades públicas, entre elas a prefeita de Contagem, Marília Campos, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa, e o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette. O evento marcou oficialmente a escolha do Brasil como sede do novo centro global da empresa.

A decisão de instalar o hub em Minas Gerais foi tomada após a avaliação de nove países, com o Brasil disputando a etapa final do processo com Polônia e México. Entre os critérios determinantes estiveram a localização geográfica estratégica, a proximidade com clientes, as parcerias com o poder público e a elevada qualificação técnica dos profissionais brasileiros.

Segundo Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec na América Latina, o novo Centro Global de Engenharia amplia a integração de talentos locais a projetos globais da companhia.“No novo Centro da Wabtec vamos trabalhar para impulsionar a inovação com propósito e a excelência operacional da empresa. Esse é um projeto muito importante para empresa, e agradeço a atuação dos governos no apoio ao desenvolvimento e implantação do espaço”, explicou.

Com aproximadamente 9 mil metros quadrados, o centro foi projetado para abrigar laboratórios, áreas de testes e estações de trabalho, permitindo a atuação integrada de cerca de 300 engenheiros de diferentes especialidades.

O foco está no desenvolvimento de novas tecnologias ferroviárias, alinhadas às tendências globais de eficiência, segurança operacional e descarbonização do setor.

Para o vice-presidente de Operações de Engenharia da Wabtec, Rafael Aymone, a nova estrutura consolida o Brasil como um polo estratégico dentro do ecossistema global da companhia. “O Centro Global de Engenharia consolida o Brasil como um elo fundamental da nossa rede global de inovação. Aqui, vamos desenvolver soluções e tecnologias que impactam diretamente a eficiência, a segurança e a competitividade do setor ferroviário,” destacou.

Expansão integrada das operações no Brasil

Além da inauguração do Centro Global de Engenharia, a Wabtec também iniciou a operação de uma nova linha de produção de locomotivas na unidade de Contagem. A ampliação eleva em até 28% a capacidade produtiva da fábrica, permitindo atender à crescente demanda dos mercados nacional e internacional. A expectativa é que, até 2026, a planta alcance a marca de 1.000 locomotivas produzidas desde o início de suas operações.

Como parte da estratégia de crescimento no país, a companhia também inaugurou recentemente dois novos Centros de Logística, localizados em Governador Valadares (MG) e Monte Alto (SP). As unidades ampliam a capacidade de distribuição e criam bases para a expansão em áreas como manutenção de via permanente, inteligência digital e fornecimento de componentes ferroviários.

 

Voltar