Codelco, maior produtora de cobre do mundo, e a Hexagon, fornecedora sueca de tecnologias de medição e análise de dados, firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento, a validação e a implementação de soluções tecnológicas avançadas na mineração. O acordo estabelece as bases de uma parceria estratégica com foco em segurança, automação, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental.
Assinado em Tucson, no Arizona (Estados Unidos), em 18 de dezembro de 2025, o MoU cria um arcabouço para a realização de projetos conjuntos, incluindo pilotos e testes de tecnologias em desenvolvimento ou ainda não disponíveis comercialmente. A iniciativa também abre caminho para contratos específicos no futuro, conforme a evolução das soluções e as necessidades operacionais da Codelco.
Entre os principais objetivos da colaboração estão o reforço da segurança nas operações, o avanço da digitalização e da automação dos processos produtivos, além do fortalecimento das ferramentas de monitoramento e análise ambiental. As tecnologias da Hexagon serão adaptadas aos desafios específicos das operações da estatal chilena, que busca ampliar a eficiência e reduzir riscos em toda a sua cadeia produtiva.
As iniciativas previstas no acordo incluem sistemas de alerta para fadiga e distração de operadores; tecnologias de prevenção de colisões e proteção de pedestres; sensores e plataformas de visualização para monitoramento ambiental em tempo real; aplicações de inteligência artificial voltadas à segurança e aos processos produtivos; soluções autônomas e sistemas de gestão de frotas de caminhões; ferramentas avançadas para perfuração assistida; e análises geoespaciais para avaliação de impactos ambientais e apoio à tomada de decisões responsáveis.
Segundo Felipe Lagno, gerente corporativo de Inovação e Tecnologia da Codelco, a parceria reforça a estratégia de transformação digital da companhia. “Esta aliança faz parte do nosso avanço rumo à digitalização, com o objetivo de evoluir para uma mineração mais segura, eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que fortalecemos nosso relacionamento com parceiros tecnológicos de classe mundial. Estamos abrindo caminho para a mineração do futuro por meio da colaboração, cumprindo nosso propósito de ser um pilar do desenvolvimento sustentável para o Chile e para o mundo” afirma.
Para Dave Goddard, presidente da divisão de Mineração da Hexagon, o acordo consolida uma relação já existente entre as empresas. “Temos orgulho de nos unir à Codelco em uma parceria que coloca a segurança, a excelência operacional e a gestão ambiental no centro”, disse. “Este MoU formaliza nossa sólida parceria e fornece a base para trabalharmos lado a lado, testando e aprimorando tecnologias em condições reais para garantir que gerem valor significativo para os mineradores e as comunidades. Juntos, podemos demonstrar como a colaboração e a inovação digital podem transformar a indústria de mineração para melhor.”
O Memorando de Entendimento terá vigência inicial de cinco anos e será regido por princípios acordados entre as partes, como confidencialidade, uso responsável das informações técnicas e um marco comum para o desenvolvimento dos projetos previstos.









