Para promover atividades socioambientais nas comunidades onde a está inserida, a Jaguar Mining deu início ao seu Programa de Educação Ambiental (PEA) 2024.
O objetivo é criar oportunidades para que os moradores desenvolvam novas habilidades e iniciativas socioeconômicas com ações realizadas no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais; na comunidade de Brumal, em Santa Bárbara e em Rancho Novo, no município de Caeté, estes últimos localizados na região Central de Minas.
A abertura do PEA contou com eventos gratuitos e abertos ao público em cada uma das comunidades com atividades de lazer e cultura para crianças e adultos e apresentações dos temas dos projetos que serão desenvolvidos.
Além da comunidade, estiveram presentes nos eventos os times de voluntários da Jaguar Mining.
O programa de educação ambiental contempla dois projetos: o Raízes do Saber e o Sementes da Sustentabilidade. O primeiro focado no eixo ambiental e o segundo na área social. Ambos terão Grupos de Formação nas cidades de atuação para trabalhar temáticas específicas durante o ano.
O projeto Raízes do Saber dá ênfase às questões ambientais e integra um conjunto de ações educativas que buscam informar a população e formar o público envolvido, por meio de aprendizados e vivências ambientais que possam minimizar os impactos ao meio ambiente.
De acordo com a analista ambiental da Jaguar, Juliana Teixeira, além de estimular a conscientização ambiental, o Raízes do Saber fortalece a relação entre a companhia e a sociedade.
“Ao capacitar multiplicadores, a empresa está investindo para conscientizar quanto a sustentabilidade nas comunidades, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas regiões”, comentou.
Em 2024, o tema que será trabalhado será “Resíduos”, sobre o qual serão explorados os conceitos de 3R’S principais – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, com o objetivo de gerar uma reflexão que aborde não somente as práticas ambientalmente corretas, mas também como é possível repensar a relação com os resíduos produzidos por todos.
Geração de renda
Já o projeto Sementes da Sustentabilidade é um projeto de âmbito social com o objetivo de criar oportunidades para os moradores das comunidades onde a Jaguar Mining opera, atuando diretamente no desenvolvimento socioeconômico e cultural da população, por meio de cursos de qualificação que buscam desenvolver novas habilidades e iniciativas, por meio de cursos de desenvolvimento socioeconômico por meio da educação não formal.
Em 2023, a temática escolhida pela comunidade foi a produção de doces, bolos e bombons. Neste ano, o foco será a “Produção de Salgados”, uma forma de oportunizar conhecimento que pode gerar de renda para as pessoas das comunidades.
“Ficamos muito felizes de mais um ano podermos trabalhar com as comunidades, que são vizinhos de nossas operações. Além de contribuir com questões sociais e econômicas, a meu ver, o mais relevante é esse empoderamento gerado nas pessoas”, comenta a especialista em comunicação e relações institucionais da Jaguar, Christiane Alam.