A empresa peruana de mineração Hochschild Mining alcançou a produção comercial do Projeto Mara Rosa a partir de 13 de maio de 2024. Essa é a primeira mina de ouro da companhia no Brasil, localizada ao norte do estado de Goiás.

No mês de maio, conforme informado pela Hochschild Mining, a planta de processamento da mina brasileira operou com produtividade média de 90% da capacidade de 7 mil toneladas por dia, superando os 80% das recuperações médias.

Assim, a previsão é de conclusão do ramp-up ainda no primeiro semestre deste ano e a produção de ouro deve continuar a aumentar no terceiro e quarto trimestres, com produção entre 83 mil a 93 mil onças de ouro.

Para o CEO da Hochschild Mining, Eduardo Landin, o Projeto Mara Rosa é um marco significativo para a empresa, sendo entregue antes da previsão, que era para o fim do primeiro semestre de 2024.

“Isso traz uma nova jurisdição para a companhia e fornece um trampolim para um maior crescimento de baixo custo no Brasil. Estamos satisfeitos que o Projeto Mara Rosa está crescendo rapidamente e agradecemos à nossa equipe, empreiteiros e partes interessadas por seu trabalho árduo e apoio”, afirmou.

Precedente para outros projetos

O Brasil representa uma oportunidade de crescimento para a Hochschild, uma vez que a empresa continua a executar sua estratégia de aumentar a produção e reduzir custos.

Além disso, em março, a companhia anunciou  a opção de compra de 100% do projeto de ouro Monte do Carmo, da Cerrado Gold, localizado no Tocantins.

A oportunidade seguirá o modelo estabelecido pelo Projeto Mara Rosa e, se optar pela concretização da compra, o Projeto Monte do Carmo proporcionará à companhia mais uma fonte de crescimento, também com um perfil de custos positivo.

Voltar