![Operações na Mina N5 Sul, no Complexo Mineral de Carajás, localizado em Parauapebas (PA). Crédito: Salviano Machado/ Vale.](https://revistamineracao.com.br/wp-content/uploads/2017/12/19122017_Politica-Mineral_Carajas-696x441.jpg)
A Vale vai anunciar, nesta sexta-feira (14/02), um investimento de R$ 70 bilhões para a expansão das operações de mineração de minério de ferro e cobre no complexo de Carajás, no município de Parauapebas, no Pará.
Os aportes serão realizados até 2030 e o lançamento do programa Novo Carajás vai contar com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e membros de seu gabinete.
De acordo com a Vale, o projeto busca dar suporte ao crescimento e à otimização da produção de minério de ferro, assim como acelerar a expansão da produção de cobre, conforme guidances divulgados ao mercado.
O Novo Carajás prevê ainda uma série de investimentos em tecnologia, saúde e segurança, manutenção de equipamentos, operações e sustentabilidade, ampliando a atuação e a expertise da Vale na região.
Carajás faz parte do maior complexo minerador da Vale, o Sistema Norte, que contribuiu com 177,5 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, representando mais da metade da produção total da mineradora no país.