Com um investimento de R$ 3,3 milhões, a MRS Logística acaba de adquirir a Fazenda Paraíso, localizada em Juiz de Fora (MG), para a recomposição da vegetação nativa da Mata Atlântica como parte das ações de compensação ambiental conduzidas pela empresa.

Após um extenso processo de prospecção e avaliação ambiental de 25 imóveis rurais, foi escolhida a área localizada a cerca de 35 km da sede da companhia e que tem aproximadamente 150 hectares, o equivalente a cerca de 200 campos de futebol.

A seleção considerou apenas municípios cortados pela malha ferroviária da companhia, em conformidade com os critérios do Subprograma de Recomposição da Vegetação, que visa restaurar áreas em compensação das atividades desenvolvidas pelas operações ferroviárias.

As mudas que serão plantadas na Fazenda Paraíso são espécies originárias da Mata Atlântica. A fauna e a flora da região serão monitoradas ao longo dos próximos anos, assim como os cursos d’água presentes na área, garantindo o acompanhamento do desenvolvimento da vegetação, estabilidade do solo e o aumento da biodiversidade local.

“A aquisição da Fazenda Paraíso é mais um importante passo na restauração da Mata Atlântica, com o uso das espécies nativas da região. Acreditamos que ações como essa contribuem não apenas para a manutenção de áreas verdes diversificadas, características do nosso bioma, mas também reforçam os compromissos da MRS com a sustentabilidade”, afirma Bruno Pinheiro, Gerente de Gestão Ambiental da MRS Logística.

O planejamento prevê a plantação de cem mil mudas, divididas entre os últimos meses de 2025 e 2026, nos períodos de chuva – época do ano mais propícia para o bom desenvolvimento das mudas. O cronograma de reflorestamento terá início em outubro, com a análise de solo para avaliar o que será necessário em termos de preparo e adubação do solo, e, posteriormente, as atividades de roçada da pastagem, para logo em seguida serem feitas as marcações dos berços, que são os locais onde as mudas serão efetivamente plantadas.

Como o período chuvoso se inicia no mês de outubro, será realizado o uso de hidrogel para absorver a água, deixando os berços úmidos, favorecendo o desenvolvimento das mudas. Além disso, estão previstas manutenções mensais nos primeiros seis meses para assegurar o crescimento da vegetação, e ações preventivas, como o controle de formigas e plantas daninhas.

A área adquirida pela MRS Logística abriga pastagens, vegetação nativa e outras tipologias de solo. Do total, 60 hectares serão utilizados diretamente na recomposição florestal, posicionados ao lado de remanescentes florestais já existentes.

A Fazenda Paraíso também já começa os trabalhos de preservação com a Área de Reserva Legal (ARL) ocupando uma extensão bem maior do que os 20% mínimos de cobertura de vegetação nativa obrigatórios delimitados pelo Código Florestal.

Além do plantio, o programa prevê futuramente a instalação de viveiro de mudas e o uso da área para educação ambiental, envolvendo a população da região, além da comunidade acadêmica que poderá acessar a fazenda para fins de pesquisa.

Voltar