Com um investimento total de US$ 5,7 bilhões no estado da Bahia, o Projeto Ferro Verde promete ser um marco para a transformação da indústria siderúrgica. O projeto prevê o beneficiamento do minério de ferro, a construção de um ramal ferroviário de 120 km e a instalação de plantas siderúrgicas, com previsão de gerar mais de 55 mil empregos diretos e indiretos.

Em encontro promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), prefeitos e vereadores dos municípios envolvidos no Projeto Ferro Verde foram apresentados aos detalhes do empreendimento desenvolvido pela inglesa Brazil Iron, que combina inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

A empresa já aportou R$ 1,7 bilhão na Bahia, valor que não está incluso no capital estimado para o projeto. Além do impacto econômico, o projeto posiciona o estado como referência nacional na produção de aço verde e fortalece a cadeia produtiva do setor e contribui de forma decisiva para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, a apresentação detalhada do Projeto Ferro Verde aos gestores locais reforça o compromisso da empresa com as relações transparentes.

“Acreditamos que um projeto de sucesso se constrói com diálogo e parceria. Nos próximos passos, faremos o mesmo com as lideranças comunitárias e com a população, garantindo que a participação de todos seja a base do nosso projeto”, afirmou.

Considerado um insumo essencial para a transformação da indústria mundial do aço, o Ferro Verde consiste na produção de Ferro Briquetado a Quente (HBI). A tecnologia possibilita a substituição de fornos a carvão, altamente poluentes, por fornos elétricos, capazes de reduzir em até 99% as emissões de dióxido de carbono. A utilização de minério de ferro de alta qualidade e 100% de energia renovável coloca o projeto na fronteira da transição energética do setor.

O presidente da CBPM, Henrique Carballal, ressaltou o impacto do empreendimento para a Bahia. “O Projeto Ferro Verde coloca nosso estado na vanguarda da transição energética na indústria do aço. Não se trata apenas de um investimento econômico, mas de um passo estratégico para gerar empregos, impulsionar a tecnologia e transformar um recurso mineral em uma solução industrial de ponta, sustentável e eficiente”, declarou.

O evento, realizado no município de Piatã, contou ainda com a presença do prefeito do município, Marcos Paulo; do prefeito de Abaíra, Wellington Barbosa; e do prefeito de Jussiape, José Luz. Também estiveram presentes os vice-prefeitos e vereadores dos municípios; o assessor especial da Casa Civil, Marcelo Emerenciano; o ex-deputado federal e presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto; e os deputados estaduais Júnior Muniz, Niltinho, Fabíola Mansur e Eduardo Salles.

Voltar