Mineradora deverá aumentar a capacidade produção de ferro em 17 milhões de toneladas, em 2017, com a operacionalização da fase 2 Sistema Minas-Rio.

Anglo American divulgou, no dia 24 de abril, o resultado de produção do primeiro trimestre de 2017. A produção de minério de ferro do Minas-Rio aumentou 30% em comparação ao 1° trimestre de 2016, para 4,3 milhões de toneladas (base úmida). A operação continua seu processo de ramp-up (fase inicial da produção) até sua capacidade operacional atual.

Após a conclusão do processo de licenciamento da Fase 3, a expectativa é que a operação possa produzir em sua capacidade nominal de 26,5 milhões de toneladas (base úmida) por ano.

A previsão de produção anual permanece inalterada entre 16 e 18 milhões de toneladas.

Enquanto a produção de minério de ferro aumentou, a produção de níquel diminuiu 12%, passando para 9.900 toneladas, devido à manutenção não prevista dos fornos elétricos de Barro Alto. Como consequência, a previsão de produção para o ano foi reduzida para 43 mil a 45 mil toneladas. Anteriormente a meta mínima era de 45 mil toneladas.

Minas-Rio

O Sistema Minas-Rio é considerado o maior mineroduto do mundo e foi criado pela Anglo American em agosto de 2008, tendo 525 km de extensão que atravessam 32 municípios de Minas e do Rio de Janeiro. O sistema conta com uma mina de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro e uma unidade de beneficiamento em Alvorada de Minas, em Minas Gerais.

Em outubro de 2016, a Anglo American recebeu a Licença de Operação da Fase 2 do empreendimento, que compreende a otimização da mina e um conjunto de melhorias e ajustes operacionais, incluindo um avanço na cava da mina.

Com isto, a capacidade de produção poder chegar a 17 milhões de toneladas, em 2017.

Atualmente a empresa planeja a Fase 3, que deve receber investimento de R$ 1 bilhão, a ser feito nos próximos três anos. Essa etapa dará ao sistema a capacidade de alcançar 26,5 milhões de toneladas até 2019. A empresa já deu entrada Licença Prévia e Licença de Instalação, as quais espera conseguir ainda em 2017.