Audiência pública apresenta Etapa 3 do Minas-Rio

Foto: Minas-Rio / Arquivo / Anglo American

Obra é necessária para a continuidade operacional do empreendimento da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro (MG).

No dia 20 de julho será realizada, em Conceição do Mato Dentro, uma audiência pública para discutir a Etapa 3 do Minas-Rio, obra necessária para a continuidade operacional do empreendimento da Anglo American. A reunião está sendo promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), e acontece às 19h no Ginásio Poliesportivo Desembargador Moacyr Pimenta Brant, na cidade mineira.

O objetivo da audiência é explicar a próxima etapa do empreendimento, seus efeitos e programas de controle socioambiental, além de esclarecer dúvidas e ouvir as opiniões e sugestões dos moradores.

A iniciativa dará embasamento para futuras decisões sobre a concessão das licenças ambientais para o Minas-Rio. A programação seguirá as determinações da normativa do Conselho de Política Ambiental (Copam), que dispõe sobre a convocação e realização de audiências públicas.

O pedido de Licença Prévia e Licença de Instalação (LP+LI) referente à Etapa 3 do Minas-Rio foi protocolado pela Anglo American no final de 2015. Essa nova etapa é fundamental para a continuidade do empreendimento. Com ela, a produção anual da empresa chegará a 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro.

Transparência

Para iniciar o processo de licenciamento dessa etapa, a empresa protocolou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), que é um resumo do EIA, apresentado em linguagem acessível e de maneira objetiva, permitindo que mesmo quem não é especialista nos assuntos técnicos conheça o projeto.

Entre os meses de maio e junho a Anglo American levou o documento Rima da Etapa 3 do Minas-Rio para as comunidades vizinhas ao empreendimento, por meio da ação batizada como “O Rima tá na rua”. Por meio dessa ação, uma equipe multidisciplinar da companhia percorreu as ruas e estradas de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro distribuindo cópias do documento e esclareceu dúvidas da população sobre o assunto. Em quatro semanas, a equipe rodou mais de 1.500 quilômetros e conversou com cerca de 700 pessoas sobre o tema.