Desastre ambiental na mineração será discutido na quarta (13)

0
286
Foto: Divulgação FGV

FGV promove seminário sobre desastres ambientais com presença de ministro e secretários da mineração.

A instituição de ensino Fundação Getúlio Vargas (FGV) promove amanhã, 13, o seminário “Desastres Ambientais: Experiências Nacionais e Internacionais”. O evento visa discutir o efeito de casos de acidentes que impactam o meio ambiente, como foi o caso do desabamento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Além de retomar o debate sobre os dois anos do desastre ambiental da cidade de Mariana, o evento também irá tratar da situação atual e das perspectivas do Rio Doce, dos desafios e possíveis soluções para a região. As discussões deverão ser ampliadas também para outros casos.

O seminário irá retratar, ainda, experiências nacionais e internacionais de destaque, como a criação de Ecovilas e o trabalho realizado pela Associação de Águas EmscherGenossenschaft, em Essen, na Alemanha, cidade que recebeu o título de Capital Verde da Europa 2017.

O encontro também irá apresentar a visão do Poder Judiciário sobre o assunto e os aspectos legais sobre o assunto. Serão discutidos temas relacionados à governança das águas, políticas públicas e ações compensatórias.

O ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho; o secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Humberto Lôbo Cruz; o prefeito do município de Mariana, Duarte Júnior, e o Secretário de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Antonio da Hora, estão entre os participantes do evento.

Serviço Desastres Ambientais: Experiências Nacionais e Internacionais
Data: 13 de setembro de 2017
Horário: 9h às 18h
Local: Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 186 – Rio de Janeiro – RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui