Mineradores gaúchos querem auxiliar na dragagem dos rios

Mineração no Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Matusiak.

Empresas propuseram parceria com o Governo do Estado. Para isso, está em desenvolvimento um estudo com a localização geográfica dos rios.

Mineradores do Rio Grande do Sul pretendem auxiliar o Governo Estadual na dragagem dos rios do estado. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sindicato das Empresas de Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), que apresentaram a proposta ao secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior.

“Queremos propor uma parceria do Governo do Estado com o Sindibritas para a realização de uma dragagem dos rios do estado. Nosso objetivo é convergir para que consigamos fazer essa parceria entre o setor produtivo e o poder público”, destacou o secretário.

Durante o encontro, o presidente do Sindibritas e da Agabritas, Pedro Antônio Reginato, entregou, ao secretário de Minas e Energia, um levantamento com detalhes sobre o canal de navegação no Rio Grande do Sul, elaborado pelo Porto de Rio Grande. O documento foi solicitado pela secretaria para apontar a localização geográfica dos canais de navegação no estado.

Os dados vão servir de base para o trabalho que está em execução pelo Sindibritas e pela Agabritas, denominado “Levantamento dos títulos minerários soprepostos aos canais de navegação da Lagoa dos Patos; Lago Guaíba; Delta do Jacuí e Rio Jacuí”. “Este levantamento é um marco para que se entenda a importância de debater os detalhes dos nossos rios para a mineração”, destacou Reginato.