Se aprovada, transação deve ser concluída até o segundo trimestre pelo valor de US$ 500 milhões.

A Rio Tinto recebeu uma proposta da Liberty House, grupo especializado em commodities, para adquirir a Aluminium Dunkerque, fundição da Rio Tinto localizada no norte da França, por US$ 500 milhões. Sujeita a ajustes finais, a negociação foi divulgada por meio de comunicado da companhia nesta quarta-feira (10).

Em acordo com a lei francesa, a Rio Tinto irá iniciar um processo de consulta com os empregados, conselhos relevantes na Europa e outras partes interessadas em relação à oferta. A expectativa é que a venda da Aluminium Dunkerque seja finalizada até o segundo trimestre de 2018.

A proposta recebida da Liberty House, que adquiriu a Lochaber Smelter e ativos da Rio Tinto na Escócia em dezembro de 2016, inclui planos para a modernização do local.

Em nota, o chefe executivo do setor de alumínio da Rio Tinto, Alf Barrios, afirmou que a oferta para venda da Aluminium Dunkerque representa a melhor opção para o desenvolvimento futuro do local, enquanto agrega valor à Rio Tinto, contribuindo para racionalizar o portfólio da empresa.

“A Liberty House tem um histórico de investimentos em ativos similares, que devem garantir um futuro sustentável a longo prazo para o negócio de alumínio Dunkerque e benefício econômico contínuo para a comunidade em geral”, destacou Barrios.