Horizonte inicia abertura da cava em projeto de níquel no PA

1
1319
Projeto Araguaia de níquel. Foto: Horizonte Minerals/ Divulgação

Empreendimento recebeu investimentos na ordem de US$ 500 milhões.

A Horizonte Minerals divulgou nesta semana a conclusão do programa experimental de escavação para o projeto Araguaia Níquel, localizado na cidade de Conceição do Araguaia, no Pará. O projeto recebeu o investimento de US$ 500 milhões.

A produção esperada é de 14.500 toneladas de níquel por ano contido em 50 mil toneladas de ferroníquel. Em nota, a empresa informou que o programa de escavação foi concluído com sucesso e todos os objetivos técnicos foram alcançados, como a perfuração com sondas diamantadas na atividade que precede a lavra, uma cava de teste com aproximadamente 27 mil toneladas de minério extraído e análise e reconciliação do material retirado.

A responsabilidade de supervisionar o trabalho de campo foi da consultoria Snowden Mining Industry Consultants. Eles também irão compilar os resultados técnicos e econômicos para depois usar a informação para completar o estudo de viabilidade.

Para o CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin, o projeto foi um marco importante para o desenvolvimento da empresa. “Este programa gerou dados reais que nos permitem confirmar a técnica de mineração, a estabilidade dos taludes, os perfis de teores, requisitos de desaguamento com trabalho adicional em tratamento de minério, permitindo que o projeto de britagem primária fosse realizado”, afirmou, em nota.

Segundo o CEO o estudo de viabilidade está bem desenvolvido com o foco no momento na conclusão dos custos de capital, na estratégia de implementação e economia global do projeto. “O recente aumento no preço do níquel exigirá algum trabalho de otimização adicional a ser realizado em torno do cronograma de mineração. Estamos ansiosos para fornecer atualizações adicionais ao mercado à medida que avançamos no projeto permitido e o estudo de viabilidade”, acrescentou.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui