Dados são do mercado brasileiro, divulgados pela Indústria Nacional dos Distribuidores de Aço, que representa o setor.

A venda de aços planos por distribuidores no Brasil aumentou 18,8% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice ainda representa uma alta de 24,4% em relação a dezembro, conforme dados divulgados nesta terça-feira (20) pela Indústria Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).

Segundo a entidade representativa do setor, a venda pelos distribuidores foi de 283,8 mil toneladas de aço plano em janeiro. O volume comercializado fez com que os estoques caíssem 3,6% em relação a dezembro, para 868,5 mil toneladas.

As compras de aço plano em janeiro subiram 0,7% em relação a janeiro de 2017 e 13,9% comparado a dezembro, para 251,8 mil toneladas. Por outro lado, houve queda nas importações de 5,2% na comparação anual, e alta de 41,7% em relação a dezembro, a 118,2 mil toneladas.

Com relação a fevereiro, o Inda estima que as vendas de aço plano pelos distribuidores sofram uma queda de 15% em relação a janeiro, devido ao menor número de dias úteis em função do feriado prolongado.