Atingidos por rompimento de barragem protestam em MG

Manifestação foi realizada na manhã desta quinta. Foto: Imagem cedida pelo Jornal 'A Sirene'.

Eles solicitam que o processo de reassentamento das famílias seja feito de forma mais rápida pela Samarco.

Moradores de Mariana (MG) e do distrito de Bento Rodrigues realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (5), pedindo agilidade no reassentamento das famílias atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco em novembro de 2015. A manifestação ocorreu na MG-129, rodovia que dá acesso a outros municípios mineradores no Estado. O grupo, composto por cerca de 25 pessoas, fechou o trânsito na via por cerca de 40 minutos.

Segurando cartazes com mensagens de revolta, eles querem que as novas moradias sejam entregues. Os manifestantes perderam suas casas após o acidente e moram em imóveis alugados pela mineradora.

De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes queriam impedir a passagem de veículos ligados a empresas de mineração, no entanto, todo o tráfego acabou sendo afetado.
Os atingidos pela tragédia vão entregar uma carta à Fundação Renova, criada para reparar os danos do rompimento da barragem, com uma série de reivindicações.

Entre as solicitações estão informações precisas sobre o processo de reassentamento, reunião com o presidente da Renova, e com representantes do Ministério Público Estadual de Minas Gerais e com o prefeito de Mariana.

Resposta

Em nota, a Renova informou que considera legítima a manifestação e afirmou que tem investido no diálogo com os atingidos. A entidade destacou que vem realizando reuniões desde dezembro de 2017, com o objetivo de traçar as diretrizes do reassentamento com os atingidos, sendo que a maior parte delas já está homologada em juízo.

“A Fundação reconhece o impacto na vida das pessoas que estão deslocadas de suas comunidades e reafirma o seu entendimento de que somente com a participação ativa da comunidade será possível concluir os processos de reparação”, disse.