Usiminas anuncia religamento de Alto Forno em Ipatinga (MG)

Usiminas em Ipatinga (MG). Foto: Divulgação/ Usiminas.

Estrutura estava paralisada desde 2015 devido a queda na produção.

O Alto Forno 1 da Usiminas, no município de Ipatinga (MG), foi religado nesta terça-feira (17). A operação foi confirmada em fato relevante divulgado pela siderúrgica aos investidores. O religamento ocorreu no prazo estipulado pela empresa em dezembro do ano passado, devido a retomada do crescimento produtivo.

O Alto Forno estava paralisado desde junho de 2015, como medida da companhia para adequar sua produção à queda por aços planos no mercado brasileiro.

A capacidade de operação será de mais 2 mil toneladas diárias à produção de ferro gusa da Usiminas, o que deve reduzir a necessidade de compra de placas de terceiros. A estrutura faz parte de um complexo siderúrgico que tem outros dois alto fornos, em uma capacidade anual total de 3,65 milhões de toneladas.

“A retomada das operações do Alto Forno nº 1 da Usina de Ipatinga importará em um aumento da capacidade de produção atual da Companhia, reduzindo a sua exposição à compra de placas de terceiros”, informou a siderúrgica, em nota.

O anúncio fez com que as ações da Usiminas subissem em média 3% na Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), até às 11h desta terça.