Divulgação foi feita pela companhia nesta sexta-feira (27).

A Petrobras deu início a etapa de divulgação de duas oportunidades de desinvestimento, referentes a sua participação em refino e logística no país. O projeto prevê a criação de duas subsidiárias, uma reunindo ativos da região Nordeste e a outra reunindo ativos da região sul.

A petroleira pretende vender 60% de sua participação acionária em cada uma das novas sociedades. Conforme nota publicada pela estatal, a ação de parcerias faz parte do reposicionamento estratégico da empresa.

“As parcerias fazem parte do reposicionamento estratégico da Petrobras nos segmentos de refino, transporte e logística em linha com o seu Plano Estratégico e Plano de Negócios e Gestão, que prevê o estabelecimento de parcerias e desinvestimentos como uma das principais iniciativas para mitigação de riscos, agregação de valor, compartilhamento de conhecimentos, fortalecimento da governança corporativa e melhora da financiabilidade da empresa”, diz.

A subsidiária do Nordeste compreenderá as refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, e Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. O acordo abrange também os ativos de logística, dutos e terminais, operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias, sendo dois terminais aquaviários (Madre de Deus e Suape) e três terminais terrestres (Candeias, Itabuna e Jequié), dois dutos de suprimento de petróleo, um poliduto e 35 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Já a subsidiária do Sul incluirá as refinarias Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, bem como os ativos de logística, dutos e terminais, operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: quatro terminais aquaviários (Paranaguá, São Francisco do Sul, Tramandaí, Niterói) e três terminais terrestres (Guaramirim, Itajaí e Biguaçu), dois dutos de suprimento de petróleo, dois polidutos e quatro dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Os dois Teasers, que contêm as principais informações sobre as oportunidades e os critérios objetivos para a seleção de potenciais participantes, estão disponíveis no site da Petrobras.

*Sob supervisão de Sara Lira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui