Rússia e Arábia Saudita querem elevar produção de petróleo

0
3440
Foto: Wikimedia.

Ameaça é uma forma de retaliação após pressão dos Estados Unidos.

A Arábia Saudita e a Rússia planejam aumentar a produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados para cerca de um milhão de barris por dia. Conforme informações da agência de notícias Reuters, a medida é uma forma de retaliação aos Estados Unidos.

De acordo com o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, a organização planeja o aumento após críticas do presidente norte-americano, Donald Trump, no Twitter. Na postagem publicada no mês passado, Trump escreveu que a Opep havia “artificialmente” impulsionado os preços do petróleo.

Segundo fontes do setor ouvidas pela Reuters, os dois países planejam implementar o aumento de forma gradual, para não abalar o mercado. O aumento da produção viria após 17 meses de cortes na oferta, em meio a preocupações de que um rali dos preços tenha sido exagerado, com o petróleo chegando ao maior nível desde 2014, a US$ 80 por barril neste mês de maio.

A Opep havia concordado em reduzir a produção em cerca de 1,8 milhão de barris por dia até 2018, para, assim, diminuir os estoques mundiais.

Com informações da Reuters.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui