Votorantim Cimentos recebe prêmio de sustentabilidade

0
1806
Da esquerda para a direita: o assessor de Meio Ambiente da Votorantim, Ângelo de Siqueira Zerbini, recebe o prêmio do conselheiro da Fieto, Carlos Wagno Maciel, e do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra. Foto: SEMARH-TO/ Divulgação.

Unidade instalada em Xambioá (TO), recebeu premiação no dia 19 junho pelo aproveitamento de resíduos gerados internamente, para substituir parte do combustível fóssil na produção de clínquer.

A fábrica da Votorantim Cimentos, no município de Xambioá (TO), recebeu o Troféu Responsabilidade Ambiental, do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins 2018. A premiação é voltada para empresas, universidades e organizações não governamentais que apresentam iniciativas em prol da preservação e defesa do meio ambiente no Estado.

No último ano, a unidade vencedora não precisou destinar resíduos para aterro sanitário devido a implantação de tecnologias que viabilizam a produtividade industrial com ganhos ambientais.

“O projeto de destinação dos resíduos internos, via coprocessamento, como medida que contribui para reduzir os volumes de resíduos depositados no ambiente e emissões de CO2, recebe o reconhecimento por ser uma solução sustentável de gestão de resíduos sólidos diante a um cenário desafiador”, destacou a empresa por meio de nota.

A iniciativa foi implantada em 2015 e recebeu um investimento de R$ 200 mil. Resíduos gerados internamente e materiais não-recicláveis foram coprocessados para virar combustível alternativo no forno de clínquer.

Outra solução mostrada pela Votorantim Cimentos foi a reutilização de resíduos para gerar energia, ao serem incorporados na estrutura cristalina do clínquer produzido na unidade. São reutilizados: equipamentos de Proteção Individual (EPIs), embalagens de produtos químicos, pó de serra usados em limpezas de equipamentos sujos de graxa e óleo, estopas, entre outros.

“O reconhecimento que recebemos com essa premiação demonstra a importância que a discussão sobre o tema de gestão de resíduos possui no âmbito estadual. Essa é uma questão que envolve uma mudança de postura da sociedade, tanto da população de forma geral, quanto das esferas pública e privada”, finalizou o assessor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos, Ângelo Zerbini.

*Sob supervisão de Sara Lira

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui