Negociação inclui ampliação de mina de cobalto no Canadá para operação subterrânea.

A Vale concluiu as transações com a Wheaton Precious Metals Corp. (Wheaton) e com a Cobalt 27 Capital Corp. (Cobalt 27) para a venda de um stream no total agregado de 75% de cobalto, relacionado ao subproduto de cobalto da mina de Voisey’s Bay, no Canadá, a ser entregue a partir de 1º de janeiro de 2021.

A ação engloba o ramp-down da atual mina em operação de Voisey’s Bay e a futura produção do projeto de expansão subterrânea da planta.

Segundo informações divulgadas pela Vale no dia 28 de junho, os termos foram fechados no dia 11 e a companhia recebeu US$ 390 milhões em dinheiro da Wheaton e US$ 300 milhões em dinheiro da Cobalt 27, com a conclusão da transação.

“Os acordos de streaming são consistentes com a rigorosa disciplina de alocação de capital da companhia, na medida que destrava a expansão da mina de Voisey’s Bay por meio da redução dos riscos financeiros associados ao projeto”, informou a empresa, por meio de nota.

Concessões ferroviárias

Nesta segunda-feira (2), a Vale informou que participa do processo de prorrogação antecipada das suas concessões ferroviárias, que expiram em 2027. A aprovação será submetida ao Conselho de Administração após a análise das contrapartidas requeridas pelo Governo Federal, a serem oficializadas após a etapa de audiências públicas.