Rio Tinto faz primeira entrega de minério em trem autônomo

0
6248
Trem autônomo da Rio Tinto. Foto: Divulgação/ Rio Tinto.

Viagem de 280 quilômetros carregou 28 mil toneladas de minério de ferro.

A primeira entrega de minério de ferro pelo trem autônomo da Rio Tinto foi realizada com sucesso no dia 10 de julho. De acordo com informações divulgadas pela companhia nesta sexta-feira (13), o trem carregou 28 mil toneladas de minério em uma viagem de 280 quilômetros das operações da Rio Tinto em Tom Price, até o porto de Cape Lambert, em Pilbara, na Austrália.

“A primeira entrega segura de minério de ferro por um trem autônomo é um marco importante para o AutoHaul. O programa fornecerá a primeira rede ferroviária totalmente autônoma e de longa distância do mundo”, destacou o diretor administrativo do núcleo de  serviços de Trilhos e Portos da Rio Tinto, Ivan Vella.

O equipamento é composto por três locomotivas monitoradas remotamente por uma central da companhia em Perth, a 1.500 quilômetros de distância. Elas são equipadas com câmeras, permitindo o monitoramento constante da central de operações. Os equipamentos de vídeo também estão presentes em trechos da linha ferroviária, para garantir a segurança.

Em nota, a Rio Tinto informou que a viagem inaugural do projeto AutoHaul é um marco histórico. A iniciativa recebeu investimentos de US$ 940 milhões e deve gerar ganhos significativos em produtividade, bem como otimizar o sistema de minério da companhia, provendo maior flexibilidade e reduzindo gargalos.

“Vamos continuar garantindo a operação segura de nossos trens autônomos da mesma forma que observamos na experiência da viagem a Pilbara, onde fazemos mais de oito milhões de quilômetros de viagem de trem por ano”, completou Vella.

Segundo ele, a empresa tem preparado os condutores dos trens tradicionais para novas formas de trabalho que serão resultantes da automação do processo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui