Cade determina análise detalhada da venda da Vale Fertilizantes

0
3140
Mina Fosfatos Bayóvar no Peru - Foto: Agência Vale

Decisão publicada no Diário Oficial da União classifica como complexa a operação de venda dos ativos à The Mosaic Company.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou no Diário Oficial da União da quinta, 22, uma nota técnica classificando como complexa a operação de venda dos ativos de fertilizantes da Vale para a The Mosaic Company.

O Conselho diz na publicação que irá “facultar às partes a apresentação das eficiências econômicas geradas pela operação”, determinando ainda o aprofundamento da “análise de rivalidade nos mercados de fosfatos de nutrição animal e fertilizantes básicos fosfatados”.

A conclusão das negociações dos ativos de fertilizantes para a venda à americana Mosaic foi anunciada pela Vale em dezembro de 2016 por US$ 2,5 bilhões, sendo que metade do valor seria pago em ações da própria Mosaic. A negociação incluía todos ativos de fertilizantes, incluindo o projeto de potássio Carnalita, em Sergipe, e atividades no exterior, excetuando-se apenas os ativos de fosfatados localizadas em Cubatão.

Ainda segundo o Cade, o prazo de análise poderá ser estendido, caso necessário.